Vinhos baianos são premiados em concurso internacional

Foto: Divulgação / UVVA

A Uvva, uma vinícola localizada na Chapada Diamantina, na Bahia, está se destacando internacionalmente. Fundada há um ano, a empresa já recebeu diversos prêmios e nessa semana comemorou mais conquistas significativas, pois três de seus vinhos foram premiados na 20ª edição do Decanter World Wine Awards 2023, um dos concursos de vinho mais importantes do mundo.

Os vinhos Cordel e Microlote Chardonnay receberam medalha de Prata, enquanto o Diamã ficou com uma medalha de Bronze. Na primeira fase de avaliação, os vinhos são avaliados individualmente e classificados. Aqueles que são escolhidos como medalha de Bronze encerram sua participação nas degustações. Os vencedores de medalhas de Prata e Ouro são degustados novamente para garantir consistência.

O Brasil foi destaque no evento; pela primeira vez, ganhou duas medalhas de ouro na competição. A melhor participação do país em termos de ouro até então havia sido em 2017, com um ouro conquistado pela vinícola paulista Guaspari, com o Vista do Chá – Safra 2014.

Na edição desse ano, a vinícola paulista Ferreira, com o vinho Piquant Soléil Syrah 2022, e a gaúcha Amitié, com o Viognier 2022, estão trazendo o ouro para casa. O Brasil deixa a competoção com dois ouros, 27 pratas e 76 bronzes.

Agora, os vencedores de medalhas de Ouro passam por mais uma rodada de degustação, com a possibilidade de alcançar a mais alta categoria de premiação, a medalha de Platina, que foi concedida a 124 vinhos este ano. Ao todo, foram avaliados 18.250 vinhos de 57 países por 236 jurados, incluindo 53 Master of Wine e 16 Master Sommeliers, títulos de grande prestígio no mundo do vinho.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Relacionado

×Fechar