De 3 a 15 de dezembro, a cidade de Salvador será ocupada pela potência das artes e das culturas de suas periferias. A Fundação Gregório de Mattos, em parceria com a Associação Conexões Criativas, apresenta a “Temporada Acelera Boca de Brasa”, que reúne 15 artistas e grupos em um total de 56 sessões de projetos de artes visuais, audiovisual, dança, literatura, música, performance e teatro, oriundos e espalhados pelos territórios de Cajazeiras, Centro/Brotas, Cidade Baixa, Subúrbio/Ilhas e Valéria, numa programação totalmente gratuita, que acontecerá em 13 diferentes espaços.
O protagonismo desta agenda está nas iniciativas participantes do Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas do Boca de Brasa: a cantora e compositora Andrezza, a artista visual e trancista Anelim Silva, o Balé Jovem de Salvador, a Cia de Teatro JÁÉ, o coletivo de comediantes Clube DazMinina, as atrizes Déa Rodrigues e Dellen Azevedo, a multiartista Isa Akilah, o grupo Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA), a poeta e performer NegaFyah, o rapper Odillon, o coletivo de intervenção urbana Pixa Mina, o cantautor e artista plástico Salutari, o Samba de Roda de Tubarão e o cantor Vittor Adél.
A seleção desses agentes artístico-culturais se deu no início do ano, dentre 143 propostas inscritas para fazer parte de um aprofundado trajeto de qualificação de carreiras que vem sendo realizado desde o mês de maio. Além de apoio financeiro, o percurso envolveu atividades de diagnóstico, planejamento e capacitação, culminando nesta temporada de apresentações.
Para chegarem às ações artísticas resultantes, nesta última fase de trabalho, todas as iniciativas vêm ainda contando com mentorias de profissionais de renome em suas áreas de atuação, compondo um time formado por Alê Siqueira, Ana Paula Bouzas, Diana Ramos, Enio, Fabiana Pimentel, Felícia de Castro, Gil Alves, Jorge Alencar, Laís Machado, Leno Sacramento, Luciana Lara, Marcelo Pinho, Matheus Buente, Milena Britto, Neila Kadhí, Pixegirls, Ridson Reis, TANTOcria, Val Benvindo e Vic Zacconi.
O Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas do Boca de Brasa surgiu após o primeiro ano de atividades da Escola Criativa Boca de Brasa, que, desde 2023, vem promovendo formação continuada em artes e cultura e premiação de projetos nos territórios soteropolitanos.
A ideia do Programa é, portanto, desdobrar e consolidar resultados desta ação, fortalecendo talentos e agrupamentos que se revelam e mobilizam nas comunidades. O desejo é de que essa experiência impulsione as suas existências, poéticas, oportunidades e estratégias de sustentabilidade.
Na “Temporada Acelera Boca de Brasa”, o convite é para que a cidade volte o olhar a esses nomes e suas proposições aceleradas, contando com a estrutura necessária para seu devido reconhecimento.
Selecionada através do Edital 006/2023 – Polos Criativos Boca de Brasa, a Associação Conexões Criativas assina a realização do Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas 2024, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Prefeitura Municipal do Salvador.