Salvador oferece testes gratuitos de dengue para combater aumento de casos

Foto: Reprodução

Com o aumento significativo nos casos de dengue nas primeiras semanas do ano, a cidade de Salvador intensifica as ações para combater a doença. A população que apresentar sintomas relacionados à dengue é incentivada a procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da região.

Após a avaliação médica, os pacientes têm a oportunidade de realizar gratuitamente exames de detecção da doença. A Bahia, visando otimizar o diagnóstico, produz testes rápidos para dengue, chikungunya e zika, que foram oficialmente incluídos na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os testes rápidos para dengue, produzidos pela Bahiafarma, são considerados pelo Ministério da Saúde como fundamentais para o enfrentamento da doença no país. Existem três tipos de exames disponíveis para detectar a dengue: antígeno NS1, sorologia e RT-PCR. A escolha do teste dependerá do momento da infecção e dos sintomas apresentados pelo paciente.

Os dispositivos produzidos pela Bahiafarma proporcionam resultados em até 20 minutos, utilizando uma pequena quantidade de amostra sanguínea dos pacientes. Essa agilidade no diagnóstico é crucial para iniciar rapidamente o tratamento adequado.

A inclusão dos testes rápidos na Tabela do SUS, por meio da portaria 1.313 de setembro de 2017, é uma medida estratégica para garantir o acesso da população a métodos eficazes de detecção da dengue. Além disso, a praticidade dos testes, que dispensam a necessidade de uma estrutura laboratorial para sua realização, facilita o acesso da população aos exames.

A iniciativa contribui não apenas para a identificação precoce da doença, mas também para o monitoramento e controle eficaz da proliferação do vírus na região. Com a disponibilidade desses testes, a população de Salvador conta com uma ferramenta fundamental para enfrentar o atual cenário de aumento nos casos de dengue.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Relacionado

×Fechar