Com o tema “Salvaguarda e proteção de espaços sagrados e monumentos de matriz africana”, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) está promovendo um debate no Terreiro Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Casa Branca), terreiro mais antigo de Salvador, no bairro do Engenho Velho da Federação. O encontro, que será aberto ao público, é conduzido pela promotora de justiça Lívia Vaz.
O debate integra o projeto ‘MP e Terreiros em Diálogos Construtivos’, premiado em 2022, e acontece nessa sexta-feira (27) às 14h.
De acordo com o MP, o encontro vai oferecer os serviços disponíveis na justiça para essas comunidades, além de ouvir perguntas e criar soluções, garantindo o fortalecimento da relação entre o poder público e as religiões de matrizes aficanas.
Ainda segundo o MP, a promoção de um debate como esse já ajudou a apontar caminhos para solucionar questões como enfrentamento ao racismo religioso, acesso à imunidade tributária, regularização fundiária de terreiros, ensino religioso e proteção de territórios sagrados.