O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, nessa segunda-feira (19), os primeiros nomes que deverão assumir as secretarias estaduais na nova gestão. Dos 11 nomes apontados por ele, três são remanescentes do governo Rui Costa: Maurício Bacelar na Secretaria de Turismo (Setur), Luiz Caetano na Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e Manoel Vitório na Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Outros dois nomes também seguem no governo, mas em novas posições. Adélia Pinheiro deixa a Secretaria de Saúde (Sesab) para assumir a Secretaria de Educação. Fabya Reis, da Secretaria Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), agora lidera a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, uma das pastas que surgem do desmembramento da Sepromi.
“Estou me separando pela intencionalidade. Não serão confundidos. Vamos anunciar uma indígena, um jovem ou uma jovem, que vai dirigir a política de juventude, uma de mulheres e igualdade. Quatro dirigentes que vão atuar de forma forte. Teremos alguém também na política de combate à fome. Esses quatro estão confirmados”, disse Jerônimo, em cerimônia no auditório da sede da Desenbahia, na Av. Paralela.
Ainda de acordo com o gestor, o segundo bloco de secretários da sua gestão deve ser apresentado ainda essa semana, até quarta-feira. Outros nomes devem ser divulgados no intervalo das festas de natal e ano novo. Ao todo, o próximo governo terá 25 secretários, além da chefia de Gabinete, que tem status de subsecretaria. Confira a lista com os 11 nomes divulgados por Jerônimo hoje:
- Agricultura: Wallison Torres (atual deputado estadual pelo AVANTE);
- Assistência e Desenvolvimento Social: Fabya Reis (atual secretária de Promoção da Igualdade Racial);
- Casa Civil: Afonso Florence (reeleito deputado federal pelo PT);
- Chefe de Gabinete: Adolpho Loyola (assessor parlamentar na Alba);
- Educação: Adélia Pinheiro (atual secretaria da Saúde);
- Fazenda: Manoel Vitório (segue no cargo);
- Infraestrutura: Sérgio Brito (eleito deputado federal pelo PSD);
- Justiça e Direitos Humanos: Felipe Freitas (professor da UFBA);
- Relações Institucionais: Luiz Caetano (segue no cargo);
- Saúde: Roberta Santana (atual chefe de gabinete da Secretaria de Saúde);
- Turismo: Maurício Bacellar (segue no cargo).