Os 20 anos de presença no mercado editorial da revista Prazeres da Mesa foram celebrados nessa quarta-feira (28), em São Paulo, com a entrega do Prêmio Melhores do Ano da Gastronomia. O evento, que ocorreu no Memorial da América Latina, reuniu 94 jornalistas, chefs e profissionais da área que apontaram seus favoritos em 43 categorias diferentes.
A Bahia foi destaque em seis diferentes categorias, confira:
- O restaurante Dona Mariquita, da chef Leila Carreiro, que fica Rio Vermelho, foi escolhido Restaurante de Cozinha Brasileira.
- O restaurante Origem foi nomeado o Restaurante do Ano da Região Nordeste. Também concorriam nesta categoria os restaurantes Amado e Casa de Tereza.
- O Tivoli Eco Resort, em Praia do Forte, foi o vencedor da categoria Melhor Resort no Brasil, na qual o Txai Resort, em Itacaré, também concorria.
- Preto Cozinha, comandado pelo chef baiano Rodrigo Freire, fica em São Paulo e foi nomeado a Novidade do Ano.
- Fabrício Lemos, chef e empresário à frente do Grupo Origem, foi escolhido Restaurateur do Ano
- Lisiane Arouca, esposa de Fabrício Lemos, foi escolhida como a Chef Pâtissier do Ano. A chef Kafe Bassi, do Restaurante Manga, também de Salvador, concorria na mesma categoria.
Outros nomes da Bahia também estiveram concorrendo na edição do prêmio, como o chef Edinho Engel, do Restaurante Amado, pelo Conjunto da Obra como Restaurateur; restaurante Manga como Experiência Gastronômica Que Encanta pelo Conjunto; Latitude 13 Cafés Especiais como A Melhor Cafeteria; restaurantes Manga e Origem como Restaurante do Ano; Chapada Diamantina, como Melhor Roteiro Gastronômico Fora das Capitais; e Txai Resort, como Melhor Hotel de Praia no Brasil.