A partir desta segunda-feira (27), estudantes de todo o Brasil podem se inscrever para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O período de inscrições se estende até o dia 7 de junho e deve ser realizado exclusivamente pela internet, na Página do Participante. Para efetuar a inscrição, é necessário possuir uma conta no gov.br.
O edital do Enem 2024 prevê que as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, disponibiliza adaptações para candidatos com deficiências, como cartões-resposta e folhas de redação ampliada, garantindo maior acessibilidade.
O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, utilizado por diversas instituições públicas e privadas. O exame também é um requisito para programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A taxa de inscrição permanece inalterada em R$ 85. Vale lembrar que o período para solicitação de isenção da taxa já foi concluído e o Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista dos contemplados. Devido às enchentes no Rio Grande do Sul, todos os estudantes do estado terão isenção da taxa de inscrição. O MEC também decidiu ampliar o período de inscrição para os residentes dessa região, sendo que o novo cronograma será anunciado em breve.
Além disso, candidatos travestis, transexuais ou transgêneros que já tenham seus dados atualizados na Receita Federal não precisarão enviar documentação adicional para utilizar o nome social durante a prova. Recomenda-se que esses candidatos verifiquem suas informações pessoais junto à Receita antes de realizar a inscrição.