Que rufem os tambores do Ilê Aiyê, porque já é possível conhecer as 15 candidatas ao título de Deusa do Ébano 2024, dentre as quais uma será selecionada como Deusa do Ébano, no próximo dia 13 de janeiro, e fará sua estreia oficial no Carnaval de Salvador no ano especial do cinquentenário do bloco. A seleção aconteceu terça-feira(26) com a presença de 63 candidatas na Senzala do Barro Preto.
Sarah, Rafaela, Stephanie Ingrid, Barbara, Nadine, Larissa, Cecília, Lorena, Daiane, Caroline, Isis, Thuane, Cibele, Tainã e Stephanie Lobo são as finalistas que irão lutar pelo título com muita dança, gingado e carisma na 43ª edição da Noite da Beleza Negra, uma das festas mais esperadas do verão baiano.
São 15 mulheres, entre 18 a 35 anos, cada uma com sua história e com sua motivação pessoal para se tornar Rainha do Ilê. O concurso traz o poder da ancestralidade e dos valores que são transferidos de geração em geração de pais para filhos, que crescem sob a influência do Ilê Aiyê em suas vidas. A edição deste ano conta duas duplas de irmãs que chegaram juntas até a final, e que levam adiante um legado familiar.
A competição foca na valorização dos traços, formas e cores da estética negra, e a imagem da Deusa deve incorporar a renovação da energia do bloco para o ano que se inicia, de forma a simbolizar o futuro, sem abandonar a bagagem do passado. O primeiro bloco afro do Brasil cumpre, desde a primeira edição da Noite da Beleza Negra, o papel de resgate da autoestima da mulher preta, com a implantação de uma política pioneira de ação afirmativa, hoje reproduzida em vários estados brasileiros