O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), se despediu da direção da casa durante a última sessão ordinária do ano, nesta quarta-feira (21), no Plenário Cosme de Farias. Ele renunciou ao para assumir o papel de vice-governador eleito a partir de 1º de janeiro de 2023.
Geraldo fez um discurso emocionado sobre o continuidade dos trabalhos, tanto o seu quanto o do próximo presidente da Câmara, o vereador Carlos Muniz (PTB). “Sob a liderança de Jerônimo Rodrigues, iremos governar esse estado para todos os 15 milhões de baianos”, disse. “Vivi nesta Casa as mais ricas experiências. E amigo Carlos Muniz, sugiro que você mantenha a independência da Câmara de Salvador. Não deixe que as forças externas atrapalhem o trabalho. Na minha gestão, procurei cuidar dos vereadores. E é isso que lhe peço, meu irmão”, salientou.
A sessão marcou ainda a homologação da nova mesa diretora da Câmara para o biênio de 2023 e 2024. Além da condução de Carlos Muniz, a mesa será composta por Henrique Carballal (PDT), Augusto Vasconcelos (PCdoB), Joceval Rodrigues (Cidadania) e o deputado eleito Matheus de Geraldo Júnior (MDB).
Carlos Muniz aproveitou a oportunidade para agradecer a Geraldo Júnior pelos serviços prestados na Casa e frisou o que pretende fazer na sua gestão. “Não abriremos mão da independência dos Poderes, conforme estabelecido pela Constituição do nosso país. Mas isso não significa atrito. Tenham certeza, aqui nesta Casa, com altivez, que continuaremos trabalhando pelo povo de Salvador”, pontuou.
Jerônimo marca presença na sessão
Em um ato inédito na história recente de Salvador, o governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), prestigiou a sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (21), no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador. A visita de um governador eleito à segunda Casa legislativa mais antiga do Brasil foi uma novidade.
“A minha vinda aqui hoje é um gesto de respeito a esta Casa e aos vereadores. Esta é uma Câmara histórica e tem um papel de destaque no bicentenário da Independência do Brasil. E esta minha visita também é um reconhecimento do importante papel da Câmara Municipal de Salvador na política baiana”, disse Jerônimo.
Ele aproveitou para pontuar que a visita também refletia o prestígio pelo, agora, parceiro de gestão. “Geraldo Júnior deixa a sua marca na história do Legislativo de Salvador. Ele demonstrou sabedoria e inteligência na gestão e condução desta Casa. E agora ele assume uma nova missão, como meu vice-governador”, destacou.