Reconhecido como um dos principais eventos literários do Brasil, a Flipelô (Festa Literária Internacional do Pelourinho) traz em sua programação escritores renomados e ativações culturais que irão movimentar o Pelourinho (Salvador), entre os dias 9 e 13 de agosto, na 7ª edição do evento. São esperadas mais de 200 mil pessoas nos cinco dias de festa, público cinco vezes maior que a primeira edição, que obteve 36 mil participantes em 2017.
Com obras publicadas em 22 países e traduzidas para várias línguas, o escritor moçambicano Mia Couto está entre as atrações, que contará ainda com mesas e roda de conversas sobre questões raciais, de gênero e LGBTQIAPN+. A homenageada será Mãe Stella de Oxóssi, escritora que ocupou a cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia, em 2013. O principal patrocinador da festa é o Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A festa convida o público a mergulhar no universo literário por meio de atividades informativas, bate-papos, lançamento de livros, slams, saraus de poesia e apresentações musicais totalmente gratuitas. Serão 135 painéis e 60 autores brasileiros e estrangeiros. Parte da programação será transmitida on-line, pelo canal do Youtube da Flipelô.
Programação diversa e com escritores renomados
Um dos destaques desse ano é Mia Couto, escritor moçambicano famoso por obras como “Terra Sonâmbula” e “O Último Voo do Flamingo”. A escritora brasileira Eliana Alves Cruz, vencedora do Prêmio Jabuti 2022 pela publicação do conto “A Vestida”, e Jeferson Tenório, vencedor da mesma premiação, em 2021, pela publicação do romance “O Avesso da Pele”, marcam presença no evento. Taiane Santi Martins, escritora gaúcha, vencedora do Prêmio Sesc de Literatura 2022, também foi confirmada na programação.
Para o Grupo CCR, principal patrocinador da Flipelô desde sua criação, há sete anos, o apoio ao festival literário está alinhado com sua política de fomento à educação e à cultura nas regiões onde atua. Em Salvador, a Companhia está presente por meio da CCR Metrô Bahia. “Acreditamos que a democratização do acesso à cultura e o incentivo à leitura são fatores determinantes para a mobilidade social. Daí a importância do nosso apoio à Flipelô, um evento que estimula a descoberta e a exploração da riqueza literária e cultural da Bahia”, afirma Miguel Setas, CEO do Grupo CCR, que, a partir deste ano, também assumiu o patrocínio da visitação gratuita, às quartas-feiras, à Fundação Casa de Jorge Amado.