Exposição sobre o Movimento criado e liderado por Ariano Suassuna chega em Salvador

Foto: Divulgação

Após encantar mais de 350 mil pessoas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Campina Grande e Recife, a Mostra “ARMORIAL 50” chega ao Museu de Arte da Bahia (MAB), em Salvador, BA, para uma temporada imperdível de 23 de julho a 20 de outubro/2024. Esta exposição celebra cinco décadas do Movimento Armorial, um dos mais importantes movimentos artísticos brasileiros, fundado no Recife em 18 de outubro de 1970, pelo renomado dramaturgo, professor, pintor e escritor Ariano Suassuna (1927-2014).

O projeto ganha novos contornos pelo Brasil em nova temporada no Nordeste, graças ao Patrocínio Oficial da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“ARMORIAL 50” conta com curadoria de Denise Mattar, idealização e coordenação da produtora Regina Rosa de Godoy e consultoria do artista plástico Manuel Dantas Suassuna (filho de Ariano Suassuna) e do poeta, ensaísta e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Carlos Newton Júnior. Ocupando o térreo do MAB, a exposição oferece uma imersão no universo armorial, com uma programação diversificada que inclui espetáculos musicais, debates sobre o legado do movimento, atividades interativas e acesso a conteúdos digitais, como um tour virtual da mostra e uma playlist em streaming de áudio.

Entre muitas preciosidades, o público poderá apreciar cerca de 140 obras de arte de artistas fundamentais para o Movimento Armorial, incluindo Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, Zélia Suassuna, J.Borges, Romero Andrade Lima e Lourdes Magalhães, entre outros. A maior parte das obras pertence a colecionadores particulares e a instituições – como a Universidade Federal de Pernambuco, o Museu da Arte Moderna Aluísio Magalhães e a Oficina Francisco Brennand, entre outros.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Relacionado

×Fechar