Essa quinta-feira (31) foi um dia muito especial para as crianças internadas no Hospital da Criança (HC) das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador. Às 10h, foi inaugurado no local o projeto Leiturinhas no
O projeto vai contemplar crianças e jovens de 3 meses a 17 anos de todo o estado da Bahia que recorrem à assistência médico-hospitalar humanizada e atendimento integral oferecidos aos pacientes da instituição, seguindo os princípios defendidos por Irmã Dulce. O trabalho no HC é realizado por médicos e por uma equipe multidisciplinar composta por serviços como enfermagem, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia e terapia ocupacional.
“O Projeto Leiturinhas no Hospital nos permitirá oferecer aos nossos pacientes e seus acompanhantes momentos lúdicos e humanizados, diminuindo, assim, os impactos negativos causados pela hospitalização”, relata Maria Luiza Miranda Marques, Líder do Hospital da Criança.
Para Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil, “humanizar os hospitais públicos é uma proposta importante para melhoria da qualidade dos pacientes de longa duração. No caso de crianças, a criação de estratégias como forma de atenuar o processo de hospitalização decorrente do estresse e ansiedade devido à doença, além do sofrimento físico, procedimentos médicos e rotina hospitalar desgastante, torna-se de fundamental relevância”.
Além da doação de livros e ambientação do espaço, o Leiturinhas no Hospital
Paula Castro, Diretora Executiva de Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Bayer na América Latina, afirma que o aprendizado a partir dos livros contribui para a saúde integral dos pequenos. “Acreditamos que o acesso à leitura possa oferecer momentos de distração, contribuindo para o bem-estar emocional e mental das crianças, tornando sua experiência hospitalar mais positiva e acolhedora. A iniciativa é uma maneira carinhosa de cuidar das nossas crianças e de espalhar sorrisos em meio a tratamentos e recuperações”, conclui.
LEITURINHAS NO HOSPITAL – O projeto Leiturinhas no