Congresso discute temas estratégicos para crescimento da cerveja artesanal no Nordeste

Foto: Divulgação / Abracerva

A Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal realiza na próxima quarta-feira, dia 16 de agosto, a partir das 9 horas, na unidade do Senai em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, a edição Nordeste do Congresso Cerveja Brasil. O evento irá apresentar estudos e análises estratégicos para fomentar discussões em busca do crescimento do segmento de cervejarias artesanais nos nove estados da região.

Mercado

Segundo dados do Anuário da Cerveja 2022, elaborado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o Nordeste conta com 120 fábricas que representam 6,9% das cervejarias do Brasil. De 2021 para 2022 oito novas unidades foram inauguradas. Entretanto, o crescimento de 7,1% foi o menor entre as regiões brasileiras.

Ainda assim, os estados do Nordeste estão entre os que mais geram empregos na indústria cervejeira. São mais de 7 mil trabalhadores que representam 16,8% da força de trabalho nas cervejarias brasileiras. Destes, cerca de 35% estão em Pernambuco e 30% na Bahia.

“Acreditamos que os estados da região estão entre os que possuem maior potencial de crescimento para o segmento artesanal. Com o Congresso Cerveja Brasil a Abracerva quer justamente discutir e apoiar políticas públicas que destravem novos investimentos de produtores de pequeno e médio porte”, afirma Gilberto Tarantino, presidente da associação.

Segundo o tributarista e consultor da Abracerva Marcos Moraes, um dos palestrantes do evento, as cervejas artesanais geram ao menos quatro vezes mais empregos que as grandes indústrias, além de fomentarem o desenvolvimento regional por meio de turismo, eventos e de sua conexão com a gastronomia. Responsáveis por cerca de 4% do volume de cerveja nacional, as artesanais geram mais de 16% dos empregos na indústria.

3ª Copa Cerveja Brasil

O Congresso Cerveja Brasil faz parte do road show itinerante Conexão Cerveja Brasil que também está realizando concursos cervejeiros nas cinco regiões do país. São as edições regionais da 3ª Copa Cerveja Brasil, que sempre contam com um evento de divulgação dos resultados. A edição Nordeste esse evento será na Cervejaria Proa, também em Lauro de Freitas.

Em dezembro será realizada a edição de fechamento do congresso e a etapa final da 3ª Copa Cerveja Brasil, em São Paulo. A final da Copa reunirá todas as cervejas que ganharam medalha nas etapas regionais. Os medalhistas de ouro na final recebem inscrições gratuitas para o World Beer Cup 2024, um dos mais concorridos e prestigiados concurso do Mundo, nos Estados Unidos.

As cervejarias inscritas na 3ª Copa Cerveja Brasil ainda recebem descontos no Brusssels Beer Chalenge, na Bélgica, e na Copa Cervezas de América, que reúne amostras de toda a América Latina.

O Conexão Cerveja Brasil é uma iniciativa da Abracerva e conta com o patrocínio da eChope, Abralatas, Cooperativa Agrária, Movimento Cerveja Rende, Sindicerv e apoio da Febracerva. A edição Nordeste do evento conta ainda com o apoio institucional do Sebrae-BA, CIEB – Centro das Indústrias do Estados da Bahia e Senai-BA.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Relacionado

×Fechar