O novo Complexo Viário Rei Pelé, que faz a ligação entre a Rua Lucaia e as avenidas Anita Garibaldi e Vasco da Gama, em Salvador, foi entregue na manhã dessa quarta-feira (18) pela Prefeitura. A inauguração da estrutura foi antecipada para garantir a homenagem ao rei do futebol, que faleceu em dezembro. A previsão era para ocorrer somente em 1º de fevereiro.
“Salvador nunca recebeu tantas obras de mobilidade como estamos entregando em tão pouco tempo. Vivemos a maior crise no transporte público no Brasil a cidade está reagindo, comprando ônibus elétricos para o BRT e construindo a maior estação de eletrocarga do país. Estamos conseguindo andar com as próprias pernas e ter condições de fazer investimentos em grandes obras”, apontou o prefeito Bruno Reis.
A estrutura compreende dois elevados de ligação entre a Rua Lucaia e a Avenida Anita Garibaldi, e fazem parte das obras do Trecho 2 do BRT, que vai desde o Cidade Jardim até a Estação da Lapa, via Vasco da Gama. O elevado de acesso à Garibaldi possui 317 metros de extensão e duas faixas de rolamento. Já o elevado de acesso à Lucaia possui 425 metros de extensão e duas faixas em pavimento de asfalto. O investimento no equipamento foi de R$ 24,6 milhões.
O secretário municipal de Mobilidade, Fabrizio Muller, destacou a importância do equipamento para reduzir o gargalo do trânsito e o tempo de deslocamento na região. “É um equipamento necessário há anos, pois concentra um fluxo de veículos superior ao que a própria dinâmica do dia a dia comporta com a semaforização. Foi observado que a região necessitava de elevados que permitissem um fluxo contínuo e com maior fluidez. E, a partir da chegada do BRT nesta região, passamos a ter um sistema mais completo. O BRT passa por baixo, sentido Vasco da Gama, enquanto os viadutos realizam a conexão entre essas duas avenidas importantes. A escolha desses equipamentos foi feita a partir de microssimulação, buscando as melhores alternativas em fluidez, tempo e qualidade de vida para a população”, declarou Muller.@