Não bastasse o fim do sonho do hexa, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem mais um problema para administrar. A entidade poderá ser multada após o Fórum Nacional de de Proteção e Defesa Animal, juntamente com outras ONGs do mesmo setor, se manifestar judicialmente contra um episódio com um gato ocorrido no Catar no último dia 07.
Na manifestação, o Fórum pede retratação pública e uma multa de R$ 1 milhão, que deverá ser revertida para “benefícios da coletividade”. “A indenização, caso ocorra a condenação NÃO virá para as ONGS e sim para um fundo onde será usado para benefício da coletividade. Acreditamos no caráter educativo da ação e que o direito e a dignidade dos animais seja objeto de reflexão para toda a sociedade”, explica Ana Paula Vasconcelos, Diretora Jurídica do Fórum Animal.
As organizações se juntaram porque acreditam que a maneira como o gato foi tratado pelo assessora da CBF durante uma coletiva representa maus tratos aos animais. “Ajuizamos uma Ação Civil Pública em parceria com outras ONGS pedindo uma retração pública da CBF, administração de curso de direito dos animais para os funcionários da CBF além da condenação a título de dano moral coletivo”, ressalta a diretora.
Após a repercussão do episódio, quando as imagens circularam em todo o mundo, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP) chegou a emitir uma nota oficial em que afirma ser aquele um manejo comum dos animais e que, portanto, “não foi constatado qualquer elemento que possa ser caracterizado como maus-tratos”. No entanto, a imagem pegou mal na internet, onde alguns dos usuários teceram fortes críticas à falta de cuidado com o animal, além da condenação por parte de organizações de proteção animal em todo o mundo.
Relembre o episódio
Na última terça-feira (7), um convidado inesperado apareceu enquanto o jogador Vinicius Junior concedia uma entrevista coletiva pela Seleção Brasileira no Catar. Um gato subiu na bancada e acabou sendo retirado pelo assessor da equipe, que chegou a acariciar o animal antes do momento polêmico. No entanto, a maneira como o rapaz manejou o animal gerou uma repercussão negativa na internet.
Apesar das críticas, alguns comentários também apontavam que o rapaz teria agido da maneira correta ao pegar o felino pelo dorso. “Ele pegou pelo couro, jeito certo e que não machuca o bichinho. E “jogou” do balcão. Qualquer gato cai de uma altura 4 vezes maior que aquela em pé!”, disse um internauta.
🐈 No meio da entrevista coletiva de Vini Jr, um gato subiu na mesa.
🎥 @TNTSportsBR pic.twitter.com/UxeewDW1m7
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) December 7, 2022