A Casa do Benin, localizada no Centro Histórico de Salvador, será palco de um bate-papo sobre o papel do design na diáspora afro-baiana no dia 28 de maio, às 16h. Com apoio do Goethe-Institut Salvador-Bahia, o evento gratuito intitulado “Tremblement”(Tremor) contará com a presença de Cate Lartey, artista e curadora alemã, e Daniel Jorge, artista visual brasileiro.
A discussão abordará como os processos de design das cidades podem ser concebidos e desenvolvidos dentro das comunidades afro-diaspóricas e afro-baianas, questionando quem tem o poder de definir e moldar a linguagem do design. “Tremblement” busca explorar se é essencial categorizar o design para que ele possa se manifestar de maneira artística e criativa.
Cate Lartey, residente do programa internacional de residência artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador, é conhecida por sua abordagem inovadora que atravessa a fotografia, publicações e arte midiática, com um foco especial na África e sua diáspora. Daniel Jorge, por sua vez, traz uma perspectiva periférica e diaspórica para a discussão, explorando temas de espaço, território e identidade.
Leonel Henckes, diretor de operações do Programa Vila Sul, destacou a importância deste encontro para a cena artística e cultural de Salvador “Nos surpreendeu ao longo da residência de Cate, descobrir que o design de objetos e mobiliário é pouco presente em Salvador. Este bate-bapo, sem dúvidas, permitirá uma ampliação na compreensão do design além de suas funções estéticas e funcionais, abordando seu potencial como ferramenta de mudança social.”, explica o Leonel.