Após quebrar recordes mundiais por percorrer o Monte Vinson, na Antártida, diante de temperaturas de -30ªC e no menor tempo já registrado na história, a principal ultramaratonista brasileira Fernanda Maciel está pronta para uma nova missão, desta vez, no Brasil: participar da primeira edição da famosa e desafiadora Ultra-Trail du Mont-Blanc no País, que acontecerá em Paraty, no Rio de Janeiro, neste sábado (23).
“Já participei outras vezes fora do Brasil e sempre quis que tivesse uma UTMB aqui. Para mim, é uma felicidade gigantesca poder competir em uma prova desse nível no meu País. Nos últimos meses, venho treinando para corridas com maior altitude, como é o caso da Antártida e também de outros lugares que estive recentemente, como o Quênia e o Alasca. Agora, em Paraty, o desafio é totalmente outro, pois estamos em um período de temperaturas muito elevadas no Rio de Janeiro e que terei também todo o privilégio de desfrutar a Mata Atlântica. O mais valioso para mim, que sou apaixonada por corridas na natureza, é poder estar em um cenário tão rico de belezas naturais e, claro, em meu País”, conta Fernanda sobre sua preparação e expectativas para a corrida.
A prova, que é considerada como a ‘Copa do Mundo’ das corridas de montanha, terá 4 mil corredores, de mais de 30 países, participando e partirá do centro histórico de Paraty, passando por praias, trilhas, estradas de terra e pela Mata Atlântica. Fernanda optou por fazer a distância de 55 km, um percurso que chegará a quase 1.500m de altitude e é considerado um dos mais desafiadores do Brasil.
Além do recorde na Antártida, Fernanda acumula grandes conquistas, como a de ser a primeira mulher a correr o Caminho de Santiago de Compostela (860km, em 10 dias) e ser a primeira colocada do Ultra Trail Mont Fuji (169km). Além disso, ela bateu um recorde mundial ao ser a primeira mulher a subir e descer o Aconcágua em menos de 24 horas e a mulher mais rápida a subir e descer duas montanhas nos Alpes (Gran Paradiso e o Matterhorn), em menos de 24 horas também.