Após atos de violência no DF, Senado Federal restringe acesso de visitantes

Pátio do Senado Federal

Foto: Dado Galdieri / Bloomberg

A Secretaria de Polícia do Senado Federal restringiu acesso de visitantes às dependências da Casa depois dos atos de violência em Brasília, além da prisão de um empresário bolsonarista que planejava explodir um caminhão com combustível nas proximidades do aeroporto da capital federal.

O informe publicado ressalta que essa nova regra é motivada pelos “os últimos acontecimentos” e pela necessidade no “reforço da segurança”. No entanto, essas restrições servem apenas para essa semana que antecede a posse do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva.

Dentro dessas restrições, a Casa decidiu impedir, por exemplo, que correntistas das agências bancárias que ficam no Congresso e que não sejam servidores ou funcionários terceirizados possam entrar, asism como entregadores de alimentos e motoristas de aplicativo. As medidas incluem ainda aparelhos de detector de metal e raio-X aos quais os funcionários da Casa serão submetidos.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), usou as redes sociais para se posicionar sobre a decisão. “Não há espaço no Brasil democrático para atos análogos ao terrorismo, como a tentativa de explosão de um caminhão de combustíveis, em Brasília, felizmente abortada pelas forças de segurança. As eleições se findaram com a escolha livre e consciente do presidente eleito que tomará posse no dia 1º de janeiro. O Brasil quer paz para seguir em frente e se tornar o país que todos nós desejamos”, publicou.

Prisão após ameaça de atentado

No último sábado (24), o empresário George Washington de Oliveira Sousa foi preso e confessou à polícia que planejou, junto a outros manifestantes, a instalação de explosivos em ao menos dois lugares da cidade com o objetivo de “dar início ao caos” que levaria à “decretação do estado de sítio no país”, o que poderia “provocar a intervenção das Forças Armadas”.

O empresário vinha sendo investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal, que recebeu uma denúncia de um motorista de caminhão, que teria percebido que uma caixa havia sido colocada no interior do caminhão e decidiu acionar a polícia. Os policiais encontraram um dispositivo explosivo no veículo, que estava estacionado próximo ao aeroporto.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Relacionado

×Fechar