Empreendedores do universo cervejeiro que buscam montar seus negócios produzindo uma das bebidas mais antigas e democráticas do mundo ganharam uma grande oportunidade. Para colaborar na evolução desses negócios, a Ambev se uniu ao Sebrae de Salvador, na Bahia, para oferecer o Aprimore: programa de aceleração para cervejarias artesanais.
O projeto faz parte do Bora, programa de inclusão produtiva da Ambev que prevê impactar 5 milhões de pessoas nos próximos dez anos. Focado nos principais desafios gerenciais enfrentados pelos negócios cervejeiros, uma jornada de aprendizagem foi preparada e será disponibilizada na plataforma da Academia da Cerveja.
Os participantes terão acesso a conteúdo e treinamento, com workshops presenciais, numa imersão nos assuntos técnicos e relevantes para o negócio; mentoria e consultoria, visando melhoria de produtividade, gestão e plano de negócios; e conexão com mercado, além de exposição comercial em evento e rodada de negócios e uma visita de benchmark à cervejaria Colorado. E, para as mais engajadas, suporte para inscrição e envio de amostras em competições de cervejas nacionais e internacionais.
Neste piloto, podem se inscrever cervejarias artesanais de todo estado da Bahia devidamente registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com CNPJ e contrato social. As inscrições vão até 30/1 e podem ser feitas através do site da Academia da Cerveja, onde também constam todos os detalhes do programa. O processo de seleção envolve uma rodada de pitch de negócios com 10 microcervejarias, sendo 5 selecionadas. Os vencedores começam a aceleração em fevereiro.
A Academia da Cerveja é um espaço colaborativo de disseminação de conhecimento cervejeiro e um ponto conector de construção e de fortalecimento para toda a categoria de cerveja. Junto a escolas brasileiras, especialistas e microcervejarias, contamos com iniciativas e projetos em conjunto para ampliar e fortalecer a educação e profissionalização do mercado no país, expandindo excelência cervejeira e expertise.