O novo presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS) é o vereador Carlos Muniz, atuante na vida pública desde 2004 e com mandato renovado em 2021 após receber 9.118 votos. Com a renúncia de Geraldo Júnior para assumir como vice-governador da Bahia, Muniz foi o nome indicado para estar a frente da Casa.
Empossado no último dia 2 de janeiro, o novo comandante deixou claro que preza pela união entre os poderes e diálogo. “Pretendo usar toda a minha capacidade de diálogo e articulação para construir pontes, ajudando na volta da ‘normalidade’ cívica e política, além atuar para garantir a preservação da democracia e dos direitos básicos dos cidadãos”, disse em seu primeiro discurso como presidente.
Ele ainda comentou a importância de dar continuidade ao legado do ex-presidente do Legislativo baiano, que seria a autonomia da CMS para atuar. “A independência que Geraldo Júnior trouxe a esta Casa será mantida no meu mandato como presidente do Legislativo de Salvador. E realizaremos uma gestão compartilhada com todos os vereadores. E os servidores da Câmara de Salvador terão todo o meu respeito”, destacou.
Carlos Muniz presidirá a Casa no biênio 2023-2024. A mesa diretora é composta ainda por Cátia Rodrigues (União), 1ª vice-presidente; Sabá (PP), 2º vice-presidente; Marcelo Maia (PMN), 3º vice-presidente. Isnard Araújo (PL), 1º secretário; Ricardo Almeida (PSC), 2º secretário; Átila do Congo (Patriota), como 3º secretário; e Edvaldo Brito (PTB), 4º secretário; Alexandre Aleluia (PL), corregedor; e Augusto Vasconcelos (PCdoB), ouvidor-geral.