Qual o melhor presente que você pode dar nesse Dia das Crianças? Há muitos objetos de desejos, brinquedos, jogos, passeios. Mas, a verdade é que o melhor presente que podemos dar para nossas crianças é um futuro saudável. E para isso, é preciso incentivar bons hábitos desde a introdução alimentar. Incluir na dieta frutas e produtos orgânicos é um dos presentes que os pais dão aos filhos, os ensinando a provarem frutas de diferentes texturas, sabores e com uma riqueza nutricional ímpar.
Mesmo com recomendações claras, ainda hoje uma parcela significativa das crianças brasileiras não consome frutas e hortaliças com a frequência desejada. Dados recentes do Índice de Densidade Agregada de Nutrientes (ANDI), mostram que metade das crianças menores de cinco anos não ingerem frutas diariamente. Nesse cenário, soluções práticas – como papinhas e purês à base de frutas puras, sem adição de açúcar, conservantes ou corantes são uma alternativa para facilitar o dia a dia das famílias.
Dra. Giovanna Melo, nutricionista que participou do processo de criação da Natuzinho, linha de papinhas 100% orgânicas, reforça que incluir frutas desde cedo é um investimento em saúde e em hábitos duradouros. “Inserir frutas como banana, morango, manga e outras na rotina das crianças é uma forma de garantir nutrientes importantes e estimular uma relação positiva com os alimentos desde cedo. A fruta inserida na alimentação diária se torna um recurso valioso tanto para a introdução alimentar quanto para a continuidade de uma dieta equilibrada”, explica.
Para a especialista, a diversidade alimentar é determinante. “O contato com diferentes alimentos, especialmente frutas, amplia a aceitação e reduz o risco de seletividade alimentar. É um investimento no futuro, pois uma criança que aprende a gostar de comida de verdade tem mais chances de manter hábitos saudáveis na vida adulta”, explica a nutricionista.
O Dia das Crianças é uma oportunidade não apenas para celebrações lúdicas, mas também para dialogar sobre escolhas alimentares e hábitos que acompanham uma vida inteira. Em um país onde o consumo de alimentos ultraprocessados entre é expressivo – três em cada cinco crianças com até cinco anos consomem açúcar diariamente -, estratégias que facilitem a oferta de alimentos de qualidade ganham força. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo diário de frutas e hortaliças como pilar preventivo contra doenças crônicas, mas pesquisas apontam que o consumo infantil ainda está aquém do ideal.
A preocupação com a alimentação vai além da nutrição: envolve também o vínculo emocional e social que a criança cria com o ato de comer. Nesse contexto, produtos naturais e orgânicos podem ser grandes aliados dos pais. Para Vivian Moas, sócia da Brasgroup, empresa responsável pela Natuzinho, o propósito é justamente unir saúde e praticidade. “Queremos que os pais tenham uma ferramenta confiável para oferecer fruta pura nos momentos em que não é possível preparar algo fresco – sem abrir mão da qualidade ou segurança. A Natuzinho foi pensada para ser um aliado prático, que respeita a espontaneidade da rotina familiar”, afirma a executiva.
O Dia das Crianças é, portanto, um lembrete valioso: mais do que presentes, a melhor herança que podemos deixar é oferecer saúde e escolhas alimentares que façam sentido no longo prazo. Ao estimular o consumo de frutas desde cedo constrói-se um caminho para que as próximasgerações adotem hábitos mais conscientes e saudáveis.