Final da primeira edição do Concurso Moqueca Baiana acontece nesse sábado

Foto: Reprodução

Um dos pratos mais queridos da culinária brasileira agora tem um concurso para chamar de seu. Neste sábado, dia 9, a partir das 10 h, acontece a final da primeira edição do Concurso Moqueca Baiana 2023. O concurso oferece uma jornada culinária que homenageia a cultura e o encanto da moqueca da região nordeste do Brasil. A entrada é mediante a um quilo de alimento não perecível, que será doado ao Bahia Sem Fome.

Realizado pela Abrasel Bahia e Comprove Consultoria com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria de Turismo, o tema do concurso é o “Legado da Moqueca”. À tarde, a partir das 14h o evento conta com show da banda Filhos de Jorge.

No local, também será divulgado o ranking eleito pelo voto popular das melhores moquecas baianas nas Zonas turísticas do estado. O festival estimulou os diversos sabores, técnicas e ingredientes utilizados na preparação do prato, destacando a contribuição de cada zona turística.

O objetivo do concurso é promover e valorizar a Moqueca pelo mundo. Estão concorrendo a Moqueca de Polvo com Camarão do Cabana do Manoel em Valença, Moqueca de Peixe ao molho de camarão (robalo ou badejo) do restaurante Dois Dois, de Nova Viçosa, Moqueca sombra da Mangueira, do Restaurante Sombra da Mangueira em Mata de São João e Maxixada Terra e Mar, do Mirantes Marina, de Itacaré.

Moqueca do Point, Point do Campo Grande, em Salvador, Moqueca do Moa, no Casa do Moa, em Feira de Santana, Moqueca de Caju, do Sabor da Serra, de Lençóis, Moqueca de Peixes, Point do Amigos em Sento Sé, Moqueca Rio de Ondas, do Beira Rio em Barreiras, Moqueca de Peixe do Maroca, do Maroca Praia de Santa Cruz Cabrália e Moqueca de Ovo Bovino com Camarão, do Mutum Beer de Mutuípe.

Os pratos representam destinos turísticos como a Costa do Dendê, Costa das Baleias, Costa dos Coqueiros, Costa do Cacau, Bahia de Todos os Santos, Caminho do Sertão, Chapada Diamantina, Vale do São Francisco, Caminho do Oeste, Costa do Descobrimento e Caminho do Jiquiriçá. Serão avaliados itens como originalidade, receita, apresentação, harmonia do prato e sabor.

O evento contribui para a valorização e preservação da culinária tradicional da Bahia, destacando a importância da Moqueca Baiana como patrimônio cultural e gastronômico.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Relacionado

×Fechar