Representantes do Terreiro Afonjá e Igreja do Bonfim recebem selo ‘Racismo, aqui não!

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (20), representantes do Terreiro do Axé Opô Afonjá e da Igreja do Senhor do Bonfim se encontrarão no Teatro Vila Velha, a partir das 20h, para receber o selo de compromisso social ‘Racismo, aqui não!’.

O encontro histórico integra o evento inédito apresentado pelo publicitário João Silva. Responsável pela criação do selo “Racismo, aqui não!”, em 2009, João Silva o aponta como a melhor estratégia para combater o racismo de forma séria, pacífica e eficaz no Brasil, agregando valor à imagem das organizações que o adotam.

“Acreditamos que a adoção do selo “Rascismo, aqui não!” por instituições de diferentes matrizes religiosas e heranças culturais, com o Terreiro Ilê Axé Apô Afonjá e a Igreja do Senhor do Bonfim da Bahia, é um ato de grande importância para a compreensão e o respeito mútuo no combate ao racismo.  É através da comunicação que podemos dialogar com as diferentes culturas e religiões, de forma séria, pacífica e eficaz, promovendo uma cultura de paz”, afirma Janaína Mendes, psicóloga e coordenadora do projeto.

A história do Terreiro do Axé Opô Afonjá – também conhecido como Ilê Axé Opô Afonjá está intimamente vinculada ao Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho. É o terreiro mais antigo de que se tem notícia e o que, segundo vários autores, serviu de modelo para todos os outros, de todas as nações. Um grupo dissidente do Terreiro da Casa Branca, comandado por Eugênia Anna dos Santos, fundou o Terreiro Kêtu do Axé Opô Afonjá, em 1910, em uma roça adquirida no bairro de São Gonçalo do Retiro.

Já a Igreja do Senhor do Bonfim, erguida em 1669, tem a arquitetura em estilo neoclássico e a fachada em rococó, seguindo o modelo das igrejas portuguesas dos séculos XVIII e XIX. O Senhor do Bonfim é um ícone da fé baiana, atraindo muitos devotos, turistas e peregrinos todos os anos.

O evento

Um stand-up de conversa séria: assim é definida a apresentação inédita “Bem-vindos a 2025!”, de João Silva, um dos publicitários mais premiados no país. O evento será realizado no dia 20, às 20h, no Teatro Vila Velha, localizado no bairro do Campo Grande, em Salvador, e terá transmissão ao vivo, por meio da plataforma Zoom. Os ingressos custam 80 reais e estão à venda no Sympla (https://abre.ai/bemvindosa2025).

A partir da energia, experiências e resultados alcançados ao longo de seus quase 50 anos de atividade criativa, o homem das mil e uma marcas irá apresentar evidências científicas da importância do uso da neurociência na comunicação, assim como sua utilização na criação do selo “Racismo, aqui não!”.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Relacionado

×Fechar