O carnaval já tá aí e para além da fantasia, do abadá ou do look do bloquinho, o folião deve preparar o corpo da maneira correta para curtir a festa sem preocupações.
A alimentação é o grande pilar desse processo pois é ela que vai fornecer a energia necessária que o corpo precisa para que se possa curtir as festas com bastante disposição e de forma saudável. A professora do curso de Nutrição da UNINASSAU, Rute Lima, explica os alimentos que são indispensáveis para este momento.
“Para curtir a festa, manter a hidratação é essencial, dessa forma, é recomendado levar ou comprar água. Deve-se evitar aquelas com adição de açúcares ou aminoácidos porque causam a perda da função da hidratação. Uma boa opção é a água de coco. Durante a festa, para recuperar a energia, nas pausas entre os blocos, tá liberado ingerir sucos, caldo de cana e sorvetes”, explica.
Antes de entrar nas festas é recomendado optar por alimentos de preparação leve e de fácil digestão, a exemplo de vitaminas de frutas, iogurtes com banana, aveia e mel, sopas, caldos.
“Deve-se evitar as frituras e grandes quantidades de alimentos pois isso dificulta a digestão e o ritmo para outra folia ou atração. Espetinhos, queijos, preparações tipo feijoada, acarajé, cachorro-quente também devem ser evitados. Embora saciem, podem atrasar a digestão e ainda, dependendo do local onde foi comercializado, trazer contaminação alimentar”, alerta.
E para quem pretende curtir o carnaval todos os dias, Rute Lima esquematizou um modelo de alimentação “pré-folia” que garantirá a energia necessária para o corpo durante a festa. Confira abaixo a dica:
Para o café da manhã:
Café com leite e pouco açúcar ou vitamina de banana ou vitamina de frutas + pão ou cuscuz ou aipim ou batata doce ou tapioca ou inhame + queijo ou ovo + fruta.
Para o almoço:
Feijão (pouca carne) + Arroz + frango ou carne vermelha ou peixe assado ou grelhados + farofa + salada vegetais cozida com azeite de oliva.
Antes de sair para a folia:
Iogurte com bolo simples ou biscoito com pouco açúcar.