A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou, nessa segunda-feira (9), uma nota de repúdio referente os ataques cometidos por bolsonaristas às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no domingo (8). Na publicação feita nas redes sociais, a entidade ainda lamentou que a camisa amarela da Seleção Brasileira, tradicionalmente usada por apoiadores do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, esteja vinculada à tentativa de golpe.
“A camisa da seleção brasileira é um símbolo da alegria do nosso povo. É para torcer, vibrar e amar o país. A CBF é uma entidade apartidária e democrática. Estimulamos que a camisa seja usada para unir e não para separar os brasileiros. A CBF repudia veementemente que a nossa camisa seja usada em atos antidemocráticos e de vandalismo”, diz a mensagem.
Nos comentários da publicação, internautas comentaram o “atraso” da entidade em se manifestar sobre o assunto. É importante destacar que o uso político da amarelinha tem ocorrido desde as manifestações que pediam pelo impeachmeant da ex-presidenta Dilma Roussef, em 2016.