Por Tici Barata
Os seres humanos são movidos por cheiros, aromas e alguns deles têm a capacidade de nos remeter a lembranças e sensações. Quase todas as civilizações antigas como Egito, Roma, China, Índia e Grécia utilizavam a aromaterapia em rituais religiosos e curas espirituais, e foi assim que eles descobriram a capacidade dos óleos essenciais de influenciar os nossos sentimentos e elevar nosso humor.
Estudos recentes destacam que os óleos essenciais, quando inalados, ativam uma parte do nosso cérebro chamada hipotálamo. Essa parte controla os nossos hormônios, a nossa energia e motivação. Esses óleos são compostos aromáticos voláteis de ocorrência natural encontrados nas sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes das plantas e podem ter, ao mesmo tempo, fragrâncias agradáveis e potentes
Mas é necessário muito conhecimento e cuidado na hora de utiliza-los. O uso correto dessa ferramenta natural em nossa rotina pode nos ajudar a alcançar bem estar, produtividade, sono reparador, equilíbrio e muitos outros benefícios!
Lívia Schettini, farmacêutica e fundadora da Amora Farmácia, explica de que maneira os óleos podem ser usados. “A gente tem hoje três principais vias que são a inalação, a via tópica e a via oral. A inalação é a via mais popular, mais poderosa e de acesso mais rápido pelo nosso organismo”, explica. “Pela inalação, você consegue absorver o óleo essencial em 30 segundos. Os cílios nasais captam as moléculas dos óleos essenciais que fazem uma conexão com o bulbo olfativo e é ele que está ligado à nossa região cerebral e a partir daí que teremos a ação do óleo”, completa a especialista.
Ela aponta ainda que existem diferentes tipos de óleos para diferentes finalidades. “Para quem quer começar, minha dica é que selecione as propriedades que mais se encaixam com você. Selecione um de cada item para você não ficar perdida. Escolhe, coloca na sua rotina e vê se você vai gostar”, aconselha Lívia, que montou uma relação de óleos essenciais e em quais ocasiões utilizá-los. Confira:
Para produtividade, foco, energia, concentração e quem tem uma rotina cansativa, sugiro peppermint (óleo da energia), alecrim (óleo do movimento e direcionamento), cedro (óleo da coragem e aceitação) e olíbano (alinhamento do propósito com personalidade).
Para sono reparador, a lavanda é sempre um coringa por ser um relaxante e libertador de tensões. Via inalação, no difusor, uma gotinha no travesseiro… tudo ajuda! A Laranja doce também acalma e traz sensação de elevação da alma. Uma dica para aquela criança que não dorme a noite, por medo do desconhecido: precisa ter contato com a laranja doce! O capim limão também ajuda a esvaziar a mente sobrecarregada e fadigada.
Para a libido eu indico o ylang ylang e patchouli. O ylang ylang faz você se sentir mais amado, remete você à fantasias e promove esse aumento da libido tanto para homem quanto para mulher. Já o patchouli enraíza a vontade de viver e traz uma percepção de reverência à vida.
Para ansiedade e irritabilidade, óleo de olíbano é muito eficiente porque você se sente no momento presente. A ansiedade vem ou porque você está no passado, ou porque você está vivendo o futuro. O que você mais precisa para se libertar dessa ansiedade é estar no seu momento presente e o olíbano oferece isso.
Para a memória, no que se refere à cognição eu gosto do alecrim, vai te deixar concentrado e focado.
A dica é entender qual dos óleos mais vai te ajudar nesse momento da vida e fazer uma experiência. Conheça mais sobre as funções e possibilidades, procure um difusor de qualidade e viva essa experiência!