João Jorge Rodrigues, presidente do Bloco Olodum, foi anunciado pela futura ministra da Cultura, Margareth Menezes, como o novo presidente da Fundação Palmares, o principal órgão de valorização da cultura negra no país. A escolha do nome foi divulgada nessa quinta-feira (22).
“O convidado para a Fundação Palmares – que é uma conquista do povo afro-brasileiro e, como o presidente Lula falou, temos que ter esse compromisso – é João Jorge, para fazer um resgate da Fundação”, disse Margareth durante uma conversa com jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição de governo, em Brasília.
Advogado, militante negro e presidente do bloco afro Olodum, o mais popular do país, João Jorge Rodrigues é filiado ao PSB e tem ampla história em campanhas ao redor do mundo de defesa da população negra, do combate ao racismo e da cultura afro-brasileira.
À frente do Olodum, João Jorge contribui para o resgate social da população negra de Salvador, especialmente no Pelourinho, através de projetos que levam educação e arte para crianças e jovens, como a Escola Olodum.
A gestão bolsonarista da Fundação teve como líder da casa a figura de Sérgio Camargo, que esteve no centro de polêmicas na esfera racial, inclusive negando a existência de racismo no Brasil.