Jerônimo exalta sistema eleitoral em cerimônia de diplomação

Foto: Adriel Francisco

O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-Ba) ao lado do seu vice, Geraldo Júnior (MDB). Na cerimônia, o petista exaltou a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro.

“É um ciclo que consolida a confiança do sistema eleitoral brasileiro, e em nosso caso baiano, dizendo à sociedade que o TRE certifica o processo eleitoral. Naturalmente, para os eleitos e eleitas a diplomação é o coroamento de um processo e abre para nós, daqui alguns dias, com a posse, que possamos assumir o nosso lugar de governador e vice-governador do estado da Bahia”, ressaltou Jerônimo.

Os eleitos assumem a gestão do estado pelos próximos quatro anos a partir de 1 de janeiro de 2023. Além dos gestares, deputados estaduais, suplentes e senador eleito também foram diplomados na cerimônia que aconteceu no Teatro Castro Alves (TCA).

A diplomação é o tiro que coroa a eleição, alegando a aptidão dos eleitos para exercerem seus cargos. O presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, que estava presente, também comentou a segurança do sistema eleitoral.

“A Justiça cumpriu com o seu propósito ao preservar o direito ao exercício do voto do eleitor nos locais mais longínquos desse estado, coibindo os abusos atentatórios contra a liberdade de locomoção do indivíduo, contra a igualdade de oportunidade entre os candidatos ou ainda contra o direito de livre escolha do eleitor”, pontuou.

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

Relacionado

×Fechar