Programa do TJBA auxilia gratuitamente pessoas superendividadas

Núcleo de Superendividamento é uma parceria entre o Tribuna de Justiça da Bahia e a Faculdade Baiana de Direito.

Foto: Freepik

Se você tem sofrido com dívidas e busca uma maneira de melhorar a sua situação financeira, um programa gratuito pode te ajudar. O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em parceria com a Faculdade Baiana de Direito e Gestão, montou uma iniciativa que auxilia a negociação e quitação de débitos, o planejamento financeiro e oferece suporte psicológico aos endividados.

É o Núcleo de Superendividamento, um programa que vai ajudar o consumidor endividado que não tem condições de pagar a negociar débitos vencidos e a vencer. Quem preencher os requisitos para ser atendido pelo programa será apoiado ainda na esfera pré-processual, além de receber um suporte preventivo por meio da educação financeira.

“É uma oportunidade para uma negociação aberta, ampla e justa entre credor e devedor sem precisar judicializar”, ressalta o coordenador financeiro do projeto, Antônio Carvalho. É ele quem lidera a equipe do Núcleo, que é composta por profissionais especializados e que farão todo o estudo de cada caso, como análise de renda e nível de endividameto dos beneficiados.

Para participar do programa, o interessado deve atender aos requisitos que o enquadrem na categoria de superendividado. Há uma escala de pontos e aquele que somar oito ou mais estará apto a participar. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui. Veja a escala:

  1. Minhas dívidas equivalem a mais de 30% do que eu ganho (4 pontos)
  2. Estou inadimplente há mais de dois meses com contas de serviços ou produtos (água, luz, telefone, cartão de crédito, aluguel, educação etc.) (4 pontos)
  3. Minha situação financeira mudou e não consigo pagar as dívidas em dia (2 pontos)
  4. Meus credores estão cobrando sem apresentar propostas de parcelamento (2 pontos)
  5. Meu nome está registrado em cadastros, tais como SPC, SERASA e CCF (2 pontos) 
  6. Gasto todo meu salário sem poupar nada (2 pontos)
  7. Minhas dívidas estão sendo a causa de briga familiar (2 pontos)
  8. Pedi dinheiro emprestado a familiar ou algum amigo para pagar minhas dívidas (2 pontos)
  9. Tenho sofrido psicologicamente em razão das dívidas (2 pontos)
  10. Sustento a minha família, mas não imponho limites aos gastos ou sou surpreendido com despesas não planejadas (2 pontos)  

A proposta é oportunizar um recomeço para essas pessoas através da renegociação de suas dívidas e, principalmente, da prevenção ao endividamento, em conformidade com a Lei do Superendividamento (Lei 14.871/2021). A recuperação desse consumidor e do seu poder de compra, dessa vez mais consciente e responsável, também será importante para a movimentação da economia o estado e para a saúde do mercado.

Compartilhar:

Deixe um comentário

Relacionado

×Fechar